Oftamologia

Acesse o currículo da Dra. Marcela Cypel e conheça mais sobre suas experiências na area da oftalmologia.


Moscas volantes

ou manchas no campo de visão que se movem.

O que podem ser?


Marcela Cypel

A queixa de moscas volantes é muito comum principalmente em pessoas acima de 50 anos, míopes, pessoas que já realizaram cirurgia de catarata, tratamentos com laser na retina ou na chamada cápsula posterior do cristalino.

Podem ser referidos como pontos brilhantes, escuros ou manchas; a forma também é variável podem ser fios, redondos ou da forma da teia de aranha. Costumam ter aparecimento súbito e são melhores identificados contra superfícies claras (céu azul ou paredes brancas).


As moscas volantes tem a característica obrigatória de serem móveis. Podem estar relacionadas a alterações oculares: pequenas partículas que se soltam no vítreo (gel que preenche o olho), muitas vezes relacionadas ao que chamamos de descolamento do vítreo posterior e alterações na retina como pequenas rupturas e/ou buracos ou sangue que se dilui no vítreo com formas variadas.

As moscas volantes também podem estar relacionadas a alterações sistêmicas: aumento da pressão arterial, picos hipertensivos. Normalmente em pacientes com histórico de hipertensão arterial, nestes casos decorrentes do aumento rápido da pressão dentro dos vasos, estes levam a alterações no aporte circulatório dos tecidos e no caso do olho resultam na percepção do paciente das moscas flutuantes.

Quando as manchas ou pontos escuros são fixos estão normalmente relacionados a outras doenças oculares e se de aparecimento súbito dever ser examinadas pelo oftalmologista especializado, não entraremos em detalhes neste momento sobre o que esses pontos fixos podem ser, pois a variação é grande.

É comum a pessoa achar que essas manchas móveis estão na frente do olho, mas tudo ocorre dentro do olho, no caso das alterações oculares no vítreo, elas podem ou não interferir na visão, normalmente é vistas quando passam pela linha de visão (no eixo do nervo óptico) e acabam bloqueando a luz lançando sombras na retina.

É cuidadoso, se possível, examinar as moscas volantes ainda no início do aparecimento dos sintomas, pois em alguns casos estas estão relacionadas a rupturas na retina o que requer tratamento imediato. Caso as moscas volantes tenham seu aparecimento acompanhado de outros sintomas como flashes de luz, dor ou embasamento visual difuso, também se deve recorrer sem demora a um oftalmologista para avaliação detalhada do caso.

Para os outros casos de alterações oculares normalmente não se indica tratamento apenas se observa, quando a causa é circulatória (sistêmica) o acompanhamento e estabilização da parte clínica são necessários. Sugiro uma avaliação oftalmológica que inclua exame de mapeamento da retina (dilatação da pupila) para melhor segurança do paciente.
Estar atendo aos seus olhos nunca é de mais, em especial após os 60 anos. Lembre-se que a melhor forma de você fazer uma avaliação simples e rápida é observá-los em separado. Tampando um olho e observando como está à visão neste (se tem manchas, moscas ou embasamento) e depois fazer o mesmo com o outro olho.





Clínica de Oftalmologia e Neurologia da Infância e Adolescência

Rua Pais Leme, 524 - 13º andar - Cj: 133 - Pinheiros - São Paulo - SP - CEP: 05.424-010

Realizamos atendimento e tratamento oftalmológico de: Ametropias (Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo), Blefaroplastia, Catarata, Ceratocone, Cirurgia refrativa, Conjuntivite, Crosslink, Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), Descolamento do Vítreo, Glaucoma, Injeções Intraoculares, Lente de contato, Maculopatias, Mapeamento Retina, Moscas Volantes, Oftalmogeriatria, Oftalmopediatria, Olho Seco, Retinopatia Diabética, Toxina Botulínica (Botox®), Toxoplasmose, Transplante de Córnea, Uveíte, Vias Lacrimais, Visão Subnormal e outros.

Realizamos atendimento e tratamento neurológico de: inquietude – hiperatividade, agressividade, dificuldades na aquisição de leitura e escrita, dificuldades atencionais, dificuldades na Linguagem (Fala), autismo, atrasos no desenvolvimento, epilepsias, paralisia cerebral, cefaleias, alterações do sono.



ATENÇÃO
** As informações acima colocadas tem caráter apenas informativo; não devendo ser generalizado para todo paciente e não dispensando o exame médico oftalmológico para diagnóstico e orientação do tratamento a ser realizada em cada caso.
* As imagens deste site são meramente ilustrativas.

A Clínica de Oftalmologia Cypel está localizada em Pinheiros e próxima do Jardins, Jardim Paulistano, Jardim América, Vila Madalena, Jardim Europa e Sumaré. O acesso até a clínica pode ser feito através das principais vias da região, como Av. Brigadeiro Faria Lima, Av. Rebouças, Av. Brasil ou pela Marginal Pinheiros. Veja como chegar até a clínica de Oftalmologia através do Google Maps

Assessoria de Marketing para clinicas