Acesse o currículo da Dra. Marcela Cypel e conheça mais sobre suas experiências na area da oftalmologia.
O astigmatismo é causado por diferentes curvaturas corneanas ou por irregularidades na córnea, formando a imagem em planos diferentes o que ocasiona a distorção da mesma. O uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia podem corrigir o astigmatismo.
O astigmatismo é aperda da visão nítida para longe e para perto.
Decorre de uma discrepância significativa entre as curvaturas da córnea, fazendo, por exemplo, que no meridiano horizontal a imagem se forme antes da retina e no meridiano vertical na retina ou vice versa e portanto distorcendo a imagem.
A queixa costuma ser a perda de visão com detalhes; por exemplo, confundir um “8” com um “6” ou um “P” com um “F”; dificuldade para dirigir à noite ou dor de cabeça.
O astigmatismo pode estar associado a hipermetropia ou a miopia?
Algumas formas de astigmatismo podem sugerir a presença de outras alterações oculares como o ceratocone.
A correção do astigmatismo deve ser feita?
Dependendo de cada caso devemos considerar o grau do astigmatismo e a que ele está associado (hipermetropia, miopia), presença de sintomas como dor de cabeça e visão embaçada.
** As informações acima colocadas tem caráter apenas informativo; não devendo ser generalizado para todo paciente e não dispensando o exame médico oftalmológico para diagnóstico e orientação do tratamento a ser realizada em cada caso.
È proibida a reprodução deste texto total ou parcialmente sem autorização da Clínica Cypel.