Oftamologia

Acesse o currículo da Dra. Marcela Cypel e conheça mais sobre suas experiências na area da oftalmologia.


Estrabismo


O que é e como tratar o estrabismo?

O estrabismo, popularmente chamado de vesguice, é um defeito visual no qual os olhos estão desalinhados e apontam para direções diferentes. Um olho pode estar direcionado em linha reta, enquanto o outro está desviado para dentro, para fora, para cima ou para baixo, como a imagem do estrabismo exibida.

Tipos de estrabismo


O olho desviado pode se endireitar ocasionalmente. Essa doença é uma condição comum entre crianças, mas também pode ocorrer em outra fase da vida.

Cirurgia do estrabismo ou tratamento do estrabismo

A Cirurgia do estrabismo ou tratamento do estrabismo varia de acordo com a causa e tipo do estrabismo, podendo envolver o reposicionamento dos músculos do olho, a remoção de uma catarata ou a correção de outros aspectos que provocam o desvio.

Estrabismo em BEBÊS: para os bebês que nascem com estrabismo e estão em condições perfeitas de saúde, a melhor solução é uma cirurgia para alinhar os olhos, fazendo com que a sua visão venha a se desenvolver o melhor possível.
Estrabismo em CRIANÇAS: o tratamento de estrabismo em crianças pode ser feito através do uso de óculos ou de um tampão em um dos olhos para desenvolver melhor a visão do olho estrábico. Caso os olhos continuem desviados ou esteja havendo um problema estético pode ser feita uma cirurgia, que em geral traz ótimos resultados.

O que causa o estrabismo?

O estrabismo é causado por um problema no reflexo dos músculos que movimentão os olhos.

Esse problema não tem uma causa conhecida, mas sabemos que o estrabismo está relacionado com um distúrbios neurológico causados por doenças ou acidentes que alteram o funcionamento dos músculos oculares.

Quando os olhos não estão alinhados, duas imagens do mesmo objeto são levadas ao cérebro (diplopia) que reconhece a imagem do melhor olho e ignora a imagem do outro olho, agravando a dificuldade de visão deste e gerando ambliopia (“olho fraco”). Isso ocorre em aproximadamente 50% das crianças que têm estrabismo.

A ambliopia pode ser tratada com a oclusão do olho bom com o intuito de estimular a visão do olho fraco. Se a ambliopia é detectada nos primeiros anos de vida, geralmente o tratamento tem sucesso. Se o seu tratamento inicia-se tardiamente, geralmente torna-se permanente. Quanto mais precoce é o tratamento da ambliopia, melhor é o resultado do estrabismo.

Quais os sintomas do estrabismo e como identificar nas crianças?

É possível que uma criança tenha estrabismo se ela apresentar um ou alguns destes sintomas:

Quais os tipos de estrabismos?

É importante reconhecer as diversas formas de estrabismo, pois sua evolução e tratamento diferem.

Esotropia ou estrabismo convergente: quando um dos olhos está desviado para dentro, para o lado nasal, como se o olho desviado olhasse o próprio nariz. É a forma mais comum de estrabismo. Pode acometer os dois olhos ao mesmo tempo.

Exotropia ou estrabismo divergente: quando um dos olhos se encontra desviado para fora. Com freqüência, esta forma de estrabismo só é evidenciada no olhar à distância.

Estrabismo - Hipertropias: estas são formas de estrabismo em que um dos olhos se encontra desviado para cima enquanto o outro olho fixa o objeto. As hipertropias com freqüência vêm acompanhada de esotropia ou exotropia, tornando assim a condição mais complexa.

Estrabismo - ciclotropias: são formas mais raras de estrabismo, nas quais um olho ou ambos os olhos se encontram girados no sentido horário ou anti-horário. As ciclotropias podem vir acompanhadas de um balanço ou movimento intermitente dos olhos conhecido como nistagmo.

Pseudo-estrabismo: quando num exame oftalmológico detalhado não se confirma a suspeita de estrabismo, tem-se o chamado falso ou pseudo estrabismo. Geralmente é observado em crianças que têm uma base do nariz mais larga associada à presença de uma acentuada prega do canto interno dos olhos, como nas pessoas de raça oriental. Quando estas crianças olham para o lado, tem-se a impressão de que apresentam um desvio dos olhos para dentro. Um simples exame feito pelo oftalmologista, conhecido como teste de cobertura, irá demonstrar a normalidade ou a ausência de estrabismo.

Existem algumas formas de estrabismo chamadas intermitentes, nas quais o desvio ou estrabismo só se manifesta eventualmente. Isto pode ocorrer nas fases iniciais do estrabismo.






Clínica de Oftalmologia e Neurologia da Infância e Adolescência

Rua Pais Leme, 524 - 13º andar - Cj: 133 - Pinheiros - São Paulo - SP - CEP: 05.424-010

Realizamos atendimento e tratamento oftalmológico de: Ametropias (Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo), Blefaroplastia, Catarata, Ceratocone, Cirurgia refrativa, Conjuntivite, Crosslink, Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), Descolamento do Vítreo, Glaucoma, Injeções Intraoculares, Lente de contato, Maculopatias, Mapeamento Retina, Moscas Volantes, Oftalmogeriatria, Oftalmopediatria, Olho Seco, Retinopatia Diabética, Toxina Botulínica (Botox®), Toxoplasmose, Transplante de Córnea, Uveíte, Vias Lacrimais, Visão Subnormal e outros.

Realizamos atendimento e tratamento neurológico de: inquietude – hiperatividade, agressividade, dificuldades na aquisição de leitura e escrita, dificuldades atencionais, dificuldades na Linguagem (Fala), autismo, atrasos no desenvolvimento, epilepsias, paralisia cerebral, cefaleias, alterações do sono.



ATENÇÃO
** As informações acima colocadas tem caráter apenas informativo; não devendo ser generalizado para todo paciente e não dispensando o exame médico oftalmológico para diagnóstico e orientação do tratamento a ser realizada em cada caso.
* As imagens deste site são meramente ilustrativas.

A Clínica de Oftalmologia Cypel está localizada em Pinheiros e próxima do Jardins, Jardim Paulistano, Jardim América, Vila Madalena, Jardim Europa e Sumaré. O acesso até a clínica pode ser feito através das principais vias da região, como Av. Brigadeiro Faria Lima, Av. Rebouças, Av. Brasil ou pela Marginal Pinheiros. Veja como chegar até a clínica de Oftalmologia através do Google Maps

Assessoria de Marketing para clinicas